Morte e Luto são temas que têm certa rejeição por parte das pessoas, inclusive dentro das empresas. Por não debaterem o tema de forma pragmática, muitas vezes há despreparo para lidar com esta situação quando surge um caso dentro da organização, culminando em ações inadequadas ou na omissão, deixando de dar o devido apoio, minimizar danos e expressar seu apreço e gratidão aos que partiram.
Vivenciamos cerca de 20 lutos durante toda nossa vida, o que faz deste episódio algo natural, esperado e que precisa ser trabalhado de maneira preventiva, preparando nossa saúde mental para lidar tanto com o luto decorrente da morte bem como em outras situações de perda que impactam nossas vidas e que são levadas para o ambiente corporativo, afetando o clima e a saúde organizacional.
O Estudo
Pensando nisto que a Best Homenagens encomendou um estudo que levantasse dados atuais sobre como as empresas têm agido frente à este tipo de situação. O estudo e a pesquisa foram coordenadas pelo Psicólogo Bernardo Leite Moreira, CRP 1176-8 e envolveu mais de 300 empresas.
Bernado Leite é Psicólogo com Pós-Graduação em Administração de Empresas. Ampla experiência executiva Gerencial e Diretiva em RH e Gestão de Pessoas. Palestrante, consultor em Desenvolvimento Organizacional e de Lideranças, Aconselhamento em Gestão, com especialização em Comportamento Organizacional e professor de MBA da FGV-SP. Realizou o primeiro curso de formação em Coaching do Brasil. Articulista e escritor (“Ciclo de Vida das Empresas” e “Dicas de Feedback”), além de ser coautor em outros livros. Coordenou o MBA do Instituto Mauá de Tecnologia. Foi Presidente da AAPSA (2003 – 2006) e Diretor e apresentador do Programa de TV – Profissional & Negócios (entrevistas).
Resultados
Os resultados deste estudo e desta pesquisa estão disponíveis para download e você também pode assistir a dois vídeos que foram gravados no Fórum Humanize – Melhores Práticas para lidar com o Luto no Ambiente Profissional, onde em um o psicólogo e coordenador técnico do estudo, Bernardo Leite, faz uma explanação sobre os principais pontos identificados neste relatório, e em outro, um debate sobre o estudo com Madeleine Lacsko, jornalista e especialista em Direitos Humanos, Mariana Clark, psicóloga especialista em luto, Sandra Assali, advogada e presidente da ABRAPAVAA – Associação Brasileira de Amigos e Parentes de Vítimas de Acidentes Aéreos, e o psicólogo Bernardo Leite.
Assista aos vídeos da explanação e do debate sobre o estudo e pesquisa sobre o Luto no Ambiente Profissional, gravados no Fórum Humanize.
Melhores Práticas para lidar com o Luto no Ambiente Profissional
Na última etapa do Fórum Humanize, foram discutidas as melhores práticas para lidar com o luto no ambiente profissional com a participação de todos os palestrantes bem como com a experiência e sugestões dos presentes. O resultado você confere no vídeo abaixo.
Assista todos os vídeos do Fórum Humanize
Politicas para Luto
Uma das mais importantes medidas apontadas no estudo que resultou no relatório das Melhores Práticas para Lidar com o Luto no Ambiente Profissional foi a necessidade de se elaborar Políticas para Morte e Luto nas organizações. E para ajudar as empresas na produção deste documento bem como fazer uma autoavaliação para identificar quais pontos ainda não foram atendidos, criamos uma ferramenta online gratuita para fazer este teste e também sugerir as Políticas para Morte e Luto adequadas para sua empresa, que você pode acessar aqui.