Melhores Práticas sobre o Luto

Facebook Twitter Linkedin Instagram YouTube

Morte e Luto são temas que têm certa rejeição por parte das pessoas, inclusive dentro das empresas. Por não debaterem o tema de forma pragmática, muitas vezes há despreparo para lidar com esta situação quando surge um caso dentro da organização, culminando em ações inadequadas ou na omissão, deixando de dar o devido apoio, minimizar danos e expressar seu apreço e gratidão aos que partiram.

Vivenciamos cerca de 20 lutos durante toda nossa vida, o que faz deste episódio algo natural, esperado e que precisa ser trabalhado de maneira preventiva, preparando nossa saúde mental para lidar tanto com o luto decorrente da morte bem como em outras situações de perda que impactam nossas vidas e que são levadas para o ambiente corporativo, afetando o clima e a saúde organizacional.

O Estudo

Pensando nisto que a Best Homenagens encomendou um estudo que levantasse dados atuais sobre como as empresas têm agido frente à este tipo de situação. O estudo e a pesquisa foram coordenadas pelo Psicólogo Bernardo Leite Moreira, CRP 1176-8 e envolveu mais de 300 empresas.

Bernado Leite é Psicólogo com Pós-Graduação em Administração de Empresas. Ampla experiência executiva Gerencial e Diretiva em RH e Gestão de Pessoas. Palestrante, consultor em Desenvolvimento Organizacional e de Lideranças, Aconselhamento em Gestão, com especialização em Comportamento Organizacional e professor de MBA da FGV-SP. Realizou o primeiro curso de formação em Coaching do Brasil. Articulista e escritor (“Ciclo de Vida das Empresas” e “Dicas de Feedback”), além de ser coautor em outros livros. Coordenou o MBA do Instituto Mauá de Tecnologia. Foi Presidente da AAPSA (2003 – 2006) e Diretor e apresentador do Programa de TV – Profissional & Negócios (entrevistas).

Resultados

Os resultados deste estudo e desta pesquisa estão disponíveis para download e você também pode assistir a dois vídeos que foram gravados no Fórum Humanize – Melhores Práticas para lidar com o Luto no Ambiente Profissional, onde em um o psicólogo e coordenador técnico do estudo, Bernardo Leite, faz uma explanação sobre os principais pontos identificados neste relatório, e em outro, um debate sobre o estudo com Madeleine Lacsko, jornalista e especialista em Direitos Humanos, Mariana Clark, psicóloga especialista em luto, Sandra Assali, advogada e presidente da ABRAPAVAA – Associação Brasileira de Amigos e Parentes de Vítimas de Acidentes Aéreos, e o psicólogo Bernardo Leite.

Assista aos vídeos da explanação e do debate sobre o estudo e pesquisa sobre o Luto no Ambiente Profissional, gravados no Fórum Humanize.

 

 

Melhores Práticas para lidar com o Luto no Ambiente Profissional

Na última etapa do Fórum Humanize, foram discutidas as melhores práticas para lidar com o luto no ambiente profissional com a participação de todos os palestrantes bem como com a experiência e sugestões dos presentes. O resultado você confere no vídeo abaixo.

Assista todos os vídeos do Fórum Humanize